terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PÃO DE FORMA DA PALMIRINHA

Fazia muito tempo que estava atrás de uma receita de pão que tivesse um sabor parecido com o pão de Cristo e enfim achei essa que me lembra muito!
Para quem não conhece ou não lembra, o pão de Cristo era feito com fermento que passava de um para outro, era necessário deixar os "bichinhos" se multiplicando para então separar uma parte para doar a um amigo e com a outra parte fazer o pão.
Nada mais delicioso que um pão caseiro quentinho com margarina derretida para acompanhar um bom café, não é mesmo!?


Ingredientes:
1 xícara de chá de leite morno
2 ovos inteiros
1/2 xícara de chá de óleo
3 colheres de sopa de açucar
1 colher de café de sal
2 tabletes de fermento para pão
3 xícaras de chá de farinha de trigo

Modo de preparo:
1) No copo do liquidificador, coloque o leite morno, os ovos, o óleo e o fermento esfarelado (eu uso fermento seco em pó para pão, pois é mais prático). Bata até homogeneizar.
2) Adicione o açucar e o sal e bata novamente.
3) Em um bowl ou vasilha adicione ao liquido a farinha e mexa até que a massa forme bolhas grandes.
4) Coloque a massa em uma forma para pão untada e povilhada com farinha.
5) Espere dobrar de volume, caso use o fermento seco (2 saquinhos), a massa começa a crescer após uma hora de descanso. Asse em forno pré aquecido a 150° por 20 minutos em média. Vale fazer o teste do palito para ver se não há parte da massa crua.

Dica:
A minha forma tem 30cm e eu faço 1 e 1/2 receita, fica perfeito!

Esse pão é viciante! Obrigada Palmirinha por fazer receitas que sempre dão certo!

Nana


6 comentários:

  1. Esse pão é viciante mesmo! Marcus

    ResponderExcluir
  2. Nossa Anna; vc me fez lembrar do pão de Cristo;nem me lembrava +.
    quanto a essa receita eu quero fazer p/ minhas amigas tonmare café da tarde comigo.Depois eu te falo do sucesso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhn uma delícia para o café da tarde! Depois me conte...

      Excluir
  3. Esse pão realmente é uma delicia. Quentinho acompanhado com manteiga da até água na boca. Mamis

    ResponderExcluir
  4. um dos melhores pães

    ResponderExcluir