sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A CASQUINHA DE SIRI SUBIU A SERRA!

Essa é pra você que está com saudade da praia!
Todas as minhas receitas tem história e diferentemente do que vocês estão pensando, eu me matava de comer casquinha de siri, mas não na praia, e sim no interior, especificamente em Araraquara!
Sempre que eu e minha amiga Camila fugíamos para lá, fazíamos questão que a minha prima Marta Teixeira fizesse essa casquinha. Delíciaaaaaa!
A minha prima me passou a receita e fiz! Se fiz é porque é muito fácil, não é mesmo!?



Ingredientes
500g de carne de siri (fácil de encontrar congelada no supermercado)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
4 dentes de alho amassados
3 tomates, sem sementes, picados em cubinhos
1/2 pimentão verde ou vermelho, sem sementes, picado
3 colheres de sopa de salsinha
1 colher de sopa de farinha de trigo
200ml de leite de coco
3/4 de xícara de farinha de rosca
50g de queijo parmesão ralado fino
2 colheres de sopa de manteiga em pedacinhos
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Aqueça o azeite em fogo alto e adicione a cebola e o alho. Espere dourar e junte o tomate, o pimentão e a salsinha. Deixe refogar por 5 minutos. Diminua e fogo e acrescente a carne de siri. Adicione o sal e a pimenta a gosto deixando cozinhar por mais 5 minutos. Dissolva a farinha no leite de coco, coloque a mistura na panela e mexa até engrossar. Coloque a mistura pronta em um recipiente de sua preferência ou faça porções individuais. Cubra com a farinha de rosca, o parmesão e a manteiga. Leve ao forno para gratinar e sirva em seguida.

Dica
Ao descongelar a carne de siri, deixe-a descansar por alguns minutos para que solte toda a água, assim evita de soltar água quando já estiver na panela.
Ao servir, esprema limão por cima ou coloque molho de pimenta, dá um toque especial.
Caso a intenção não seja servir de aperitivo, faça um arroz branco que fica ótimo!

A receita rende 6 porções bem servidas.

Agora que você já viu que é muito fácil e rápido, não espere descer para o litoral para comer casquinha de siri, faça em casa!

Abs,

Nana





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário